terça-feira, 2 de junho de 2015

Yes, we can!!!





TDAH: Inclusão e aprendizagem, mais um exemplo a ser seguido





Um novo estudo realizado por pesquisadores da Ohio State University, nos Estados Unidos, descobriu que um programa de computador - que promove treinamento intensivo da memória durante cinco semanas - é a nova promessa no alívio de alguns dos sintomas do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças.
A equipe de pesquisa encontrou mudanças significativas para os alunos que concluíram o programa em áreas como planejamento e organização, início de atividades e memória de trabalho.
O novo software, desenvolvido pela empresa sueca Cogmed, é projetado para melhorar uma das principais deficiências encontradas em pessoas com TDAH, a memória de trabalho, a capacidade de reter informações por tempo suficiente para alcançar um objetivo.
O estudo envolveu 52 alunos, com idades entre 7 a 17 anos, que frequentavam uma escola que atende crianças com dificuldades de aprendizagem, muitos com TDAH. 60 % dos alunos faziam uso de medicação. Todas as crianças utilizaram o software em suas casas, sob a supervisão de seus pais e dos pesquisadores.
O software inclui um conjunto de 25 exercícios que os alunos tinham que completar dentro de 5 a 6 semanas. Cada sessão tinha entre 30 a 40 minutos de duração. Os exercícios em um formato de jogo de computador são projetados para ajudar os estudantes a melhorar a sua memória de trabalho.
"No início, as crianças adoram, porque é como um jogo", disse a co-autora, Synthia Puffenberger. "Mas o programa tem um algoritmo que torna os exercícios mais difíceis, conforme os alunos melhoram. Assim, as crianças são sempre desafiadas. "
Pais e professores dos alunos participantes mediram os sintomas das crianças com TDAH e a memória de trabalho antes da intervenção, um mês após o tratamento, e quatro meses após o tratamento.
Os resultados mostraram que os pais verificaram melhorias na desatenção, no número total de sintomas de TDAH, no planejamento, na memória e na organização. Essas mudanças foram evidentes tanto imediatamente após o tratamento quanto quatro meses depois. O programa foi igualmente eficaz, independentemente dos alunos estarem em uso de medicação ou não.
Os pesquisadores ainda não podem dizer ao certo como o programa ajuda as crianças com TDAH. Mas parece que as crianças estão aprendendo a concentrar-se e a usar sua memória de trabalho em tarefas diárias, e são capazes de usar esse conhecimento na escola e em casa.
"Este programa realmente pareceu fazer uma diferença para muitas das crianças com TDAH", disse o co-autor do estudo, Steven Beck. "Não vai substituir a medicação, mas poderia ser uma terapia complementar útil."
Os pesquisadores planejam estender os trabalhos usando medidas mais objetivas do que o relato dos pais, sobre o progresso da criança após o uso do programa.

Ctrl+c/Ctrl+v: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/13281/ciencia-e-tecnologia/programa-de-computador-ajuda-a-aliviar-sintomas-do-tdah-em-criancas

Nenhum comentário:

Postar um comentário